Início > Fomento ao Talento e Inovação para Salvar Vidas

Fomento ao Talento e Inovação para Salvar Vidas

Fomento ao Talento e Inovação para Salvar Vidas
News
10/07/2018

Terrassa, 21 de junho de 2018. IMANcorp Foundation celebrou a primeira edição dos prêmios de inovação tecnológica, Innovation to Suceed (I2S), e premiou aos jovens engenheiros Pau Jover Font y Dani Sors Rauderell, pelo desenho e desenvolvimento de un inovador drone orientado a colaborar com o equipe de resgate de ONG Proactiva Open Arms (POA) nas suas missões em alto mar.

Como conseqüência do convênio de colaboração assinado entre a Fundação e POA, IMAN lançou um desafio de inovação dirigido aos jovens universitarios e licenciados para “Ajudar a salvar mais vidas dos refugiados em alto mar”. Um desafio focado a desenvolver novas ferramentas que contribuam a melhorar o salvamento marítimo de barcos de refugiados à deriva. O protótipo de drone premiado, de fácil uso e transporte, tem uma inovadora cápsula, fabricada mediante uma impressora 3D, que permite depositar carga nas embarcações críticas durante o vôo. Dotado de longa autonomia, facilitará a localização e comunicação bidirecional entre embarcações a milhas de distância. Além disso, é capaz de aterrissar na água e é resistente às inclemências meteorológicas graças à implementação de peças desenhadas e fabricadas com impressoras 3D.

 

Características técnicas do projeto

·        

Longo alcance (>7km) e autonomia na telecomunicação de control e vídeo de alta definição, por cima dos modelos básicos de drones existentes.

·        

Facilidade de uso, transporte e decolagem desde uma embarcação sem infra-estrutura específica para isso; desenho compacto (guardado numa mochila tamanho standard e facilidade de desdobramento (menos de 5 minutos).

·        

Posibilidade de depositar carga durante o vôo rapidamente (velocidade > 50 km/h) com um peso inicial de 0.5kg, mais com posibilidade de ampliar a carga.

·        

Facilidade de montagem, uso e manutenção (controle remoto, substituição das baterias, reparações, transporte...) com tempos de recarga de baterias < 1.5 horas.

·        

Diseño robusto capaz de aterrizar en el agua y resistente a inclemencias meteorológicas.

 

O ato de entrega do premio contou com a participação do patronato de IMANcorp Foundation. A entrega do premio foi realizada pelo representante do patronato da fundação, Pere Lluís Parés, e pelo Diretor de Operações de Open Arms, Gerard Canals.

O lançamento dos premios de inovação tecnológica manifesta a tendencia e interesse da fundação para a captação de projetos que promovam o empreendimento e possam ser incorporados ao mundo empresarial.